segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pudim de banana



Ingredientes:
para 8 pessoas

• 5 ovos
• 3 colheres de sopa adoçante forno e fogão;

• 1 pires (chá) de queijo ralado
• 1 copo leite desnatado
• 1 colheres de sopa farinha de trigo e 1 colher de sopa de aveia.

• 5 bananas pratas maduras ou caturras
• 1 colher de sopa manteiga light sem sal
       
Modo de Preparo:

Descasque, corte as bananas em fatias e frite-as na manteiga; reserve.

Bata os ovos com as 10 colheres de açúcar. Acrescente o queijo ralado, o leite, 1 colher de sopa de manteiga e a farinha de trigo e bata muito bem. Despeje a massa numa fôrma caramelizada e acrescente as bananas fritas. Leve ao forno brando para assar, em banho-maria, por 60 minutos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Benefícios da Quinoa

  



Consumida há 10 mil anos pelos povos indígenas, a quinoa foi redescoberta pelos povos andinos e tornou-se base da alimentação no império Inca, conhecida como grão sagrado. Hoje tem a Bolívia como o seu maior produtor mundial. No Brasil, vem sendo pesquisada desde a década de 80 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. (Embrapa), que tenta adaptá-la ao solo de cerrado e os resultados têm se mostrado promissores, já que as características genéticas da espécie produzida no Brasil não diferem muito da andina. A Organização das nações Unidades para a Agricultura e Alimentação (FAO) já deu o aval a esse alimento.
 
A quinoa começa a fazer parte do cardápio dos brasileiros, que buscam os benefícios desse alimento, rico em ferro, fósforo, cálcio, vitaminas B1, B2, B3 e as vitaminas C e E, embora em menores quantidades bem como rico em minerais e vitaminas Outros benefícios do consumo desse cereal (encontrado também na forma de flocos e farinha), são a prevenção de doenças como câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos. Ajuda, ainda, a melhorar a imunidade, a memória, a recuperar os tecidos, a funcionar o intestino. A semente não possui glúten e por isto é recomendada à pessoas com doença celíaca.

O consumo da quinoa é mais difundido na forma de grãos, podendo ser utilizada no preparo de pães, pudins, mingaus, massas para biscoitos ou panquecas, ou da forma que melhor agradar ao paladar do consumidor. É possível também cozinhar o grão e usá-lo na salada, ou em sopas ou junto com o arroz. No entanto, também as folhas podem ser consumidas refogadas e os botões das flores cozidos como brócolis. O grão foi experimentado em formulações para bolos e recheio de bolos e bombons, em pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.




Quinoa Informação Nutricional
Quantidade
Calorias
120kcal
Gorduras
1,9g
-Saturadas
0,0g
-Trans
0,0g
-Colesterol
0,0g
Carboidratos
17,6g
Fibras
2,8g
Proteínas
4,4g


ESCONDIDINHO DE MIGNON COM QUINOA


Temperado com alcaparras e cogumelos, o tradicional prato brasileiro ganhou ares sofisticados. Este escondidinho é a receita perfeita para acabar com a TPM – afinal, esconde muitas vitaminas e minerais.
Autor: Panelinha
Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 4

PARA O PICADINHO

Ingredientes

500 g de filé mignon cortado em cubos

2 colheres (sopa) de azeite de oliva 

1/2 cebola picada

2 dentes de alho picados

1 folha de louro 

2 colheres (sopa) de extrato de tomate 

1 xícara (chá) de vinho branco seco

1 colher (chá) de raspas de laranja 

1 colher (chá) de tomilho seco

1 colher (chá) de sal

1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). 

2. Leve uma frigideira grande com o azeite ao fogo médio. Quando esquentar, junte a

cebola e refogue até ficar transparente. Acrescente o alho e mexa por mais 1 minuto.

Aumente o fogo, adicione a carne e o louro e mexa até dourar.

3. Abaixe o fogo e junte o extrato de tomate, o sal, a pimenta e mexa bem. Acrescente o vinho e tampe. Deixe cozinhar por 6 minutos e desligue o fogo. Junte as raspas de laranja e o tomilho. Retire o louro e descarte.

PARA A QUINOA

Ingredientes

1 xícara (chá) de quinoa-real em grão

1 xícara (chá) de cogumelos-de-paris

1 colher (sopa) de alcaparras

2 colheres (sopa) de salsinha

2 colheres (sopa) de manteiga

2 xícaras (chá) de água

Modo de Preparo

1. Numa panela, coloque a quinoa e 2 xícaras (chá) de água. Deixe cozinhar por 20 minutos ou até secar.

2. Corte os cogumelos em fatias. Lave as alcaparras e pique bem. Faça o mesmo com a salsinha.

3. Numa panela média, derreta a manteiga em fogo médio e junte as alcaparras e os cogumelos. Refogue, mexendo bem, por 4 minutos ou até a água dos cogumelos secar. Desligue o fogo e misture a quinoa e a salsinha.

Montagem

Num recipiente refratário, coloque 2/3 da quinoa preparada e espalhe bem com a colher. Cubra com o picadinho de carne. Por último, faça uma camada com a quinoa restante. Aperte bem e leve ao forno por 20 minutos para esquentar. Sirva quente.

 Fontes:

Prevenção e controle do Diabetes

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Divulgando manual com receitas destinadas a pacientes portadores de disfagia

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, lançou um manual com receitas destinadas a pacientes portadores de disfagia.

A nutricionista Suely Prieto de Barros, uma das autoras do manual, explica que a disfagia "é uma alteração no processo da deglutição ou uma potencial desabilidade em deglutir, com prejuízos na segurança, eficiência e na qualidade de ingerir alimentos".

"Pacientes que têm esse distúrbio podem estar sujeitos à desidratação e à desnutrição pela alimentação inadequada", explica Suely. O manual, que é o primeiro a ser lançado no País com este perfil, objetiva oferecer uma alimentação palatável, balanceada e adequada às necessidades nutricionais e à consistência indicada.


Causas da disfagia


A nutricionista explica que a disfagia pode ser causada por prematuridade; anomalias no trato aerodigestivo; defeitos congênitos da cavidade oral, laringe, traqueia e esôfago; defeitos anatômicos adquiridos; desordens no desenvolvimento neuromotor, dentre outros.

"A doença também pode ser resultado de tipos de cânceres na região oral e do pescoço", diz.

Esses pacientes necessitam de alimentação com consistências diferenciadas que devem ser recomendadas por profissionais das áreas médica e fonoaudiológica. "Por isso, o manual será destinado aos profissionais e instituições especializados nos cuidados com essas pessoas", define.


80 receitas


As consistências das receitas são baseadas na proposta da ADA 2002, Associação Americana de Disfagia. "A maioria dos portadores de disfagia não pode ingerir alimentos como feijão ou arroz, por exemplo. Em alguns casos, até mesmo líquidos podem ser prejudiciais," alerta Suely.

A entidade norte-americana possui uma tabela padronizada em centipoises (cP), medida baseada na viscosidade dos líquidos. O manual baseia-se nas três medidas da ADA: Néctar, que possui de 51 a 350 centipoises (cP); Mel, de 350 a 1.750 cP; e Pudim, acima de 1.750 cP.

"Ao todo, são quase 80 receitas distribuídas nas três classificações e todas preparadas com quatro diferentes espessantes industriais, todos encontrados facilmente no Brasil", ressalta Suely.


Valor nutricional


Segundo a nutricionista as receitas são simples, de fácil preparo e com valor nutricional equilibrado. "Além disso, o manual contém dicas interessantes", lembra Suely.

Ela explica ainda que, após a indicação da consistência, geralmente feita por médicos e fonoaudiólogos, qualquer pessoa que cuide de um portador de disfagia poderá preparar as receitas sem maiores problemas.

Entre os diversos pratos, constam receitas de iogurtes, leites vitaminados, sucos e sobremesas, além de sopas e até mesmo sorvetes, todos adaptados para portadores de disfagia.

"Acreditamos que o manual possa ser uma excelente ferramenta aos profissionais que cuidam destes pacientes", acredita Suely.

As pessoas interessadas em adquirir o livro devem entrar em contato com o setor de Eventos do Centrinho, pelo telefone (14) 3235-8437 ou email eventos@centrinho.usp.br.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Promoção: Ganhe uma camiseta "Gastronomia é comer olhando para o céu"



Como participar da promoção pelo Twitter:
1. Siga @bebeldietlight
2. Dê RT na mensagem "Siga @bebeldietlight e dê RT para concorrer a uma camiseta exclusiva do blog Culinária Diet Light!!  http://cot.ag/fsWjlt"

Como participar da promoção pelo Blog:
1. Deixe um comentário neste post escrito "eu quero".

Regras do sorteio
1. A promoção terá início em 07/02/2011 e término em 21/02/2011.
2. O sorteio será através do site sorteie.me e concorrerão somente aqueles que estiverem seguindo o @bebeldietlight e derem RT na frase da promoção ou que tenham deixado um comentário neste post.
3. O prêmio é uma camiseta "Gastronomia é comer olhando para o céu."
4. Após o sorteio, o prêmio será enviado ao ganhador através dos correios.
5. Só poderão participar pessoas residentes no Brasil.
clique na imagem

Sucos saudáveis: melhoram o intestino e até ajudam no bronzeado

Além de ser uma bebida refrescante, o suco hidrata e constitui uma fonte inesgotável de vitaminas e sais minerais.

E se você foi logo pensando em uma laranjada bem doce, trate de expandir seus horizontes. Algumas combinações de frutas podem melhorar muito o funcionamento do seu organismo e prevenir uma série de problemas. Veja algumas sugestões:
    Abacaxi com hortelã: a combinação, além de clássica e deliciosa, é altamente digestiva e diminui os gases retidos no organismo. Hortelã e uvas: farelo de aveia ajuda no funcionamento intestinal e na eliminação de gorduras nocivas, como o colesterol e a triglicérides. Abacaxi, figo e gengibre: diminui o colesterol e favorece o trabalho da vesícula biliar. Maçã e alface: funciona como um antidepressivo leve e vasodilatador, que ativa também a memória e combate a ansiedade e o estresse. Maçã e brotos: é refrescante, relaxante e rejuvenescedor. Você também pode usar ramos de salsinha, que têm função diurética e adstringente. Pêra, banana e alface: indicado para quem sofre de insônia. Laranja com couve: fonte de ferro e vitamina C, que ajudam no combate da anemia. Acerola: é o suco com maior fonte de vitamina C. Uva: estimula a digestão e regenera as células do fígado e dos rins.

Dicas:

  • Hortaliças: Os sucos misturados com hortaliças devem ser consumidos preferencialmente de 15 em 15 dias, pois em excesso podem causar alguns danos à saúde.
  • Com leite ou com água? O preparo de sucos com leite não é recomendado, pois o leite é um alimento de difícil digestão. Com água eles ficam mais leves e mais refrescantes. Qualquer fruta pode ser batida com água. Recomenda-se evitar a mistura de abacaxi com leite, que acaba prejudicando a digestão.
  • Açúcar: Evitar ao máximo, mas em pequenas doses não prejudica.
  • Sucos de polpa: A polpa não mantém os mesmos nutrientes da fruta fresca. Até a polpa ser batida com líquido ela já perdeu 80% dos nutrientes.


Uma maneira de repor nutrientes é tomar sucos que trazem combinações, por exemplo, com couve. Segundo especialistas, ela é fonte de fibras, produz relaxamento muscular e tem cálcio, importante para a formação dos ossos.

"É interessante, por exemplo, utilizar, o agrião, a beterraba, a cenoura e incorporar esses legumes e verduras nos sucos do dia a dia", diz Fernando Aislan Ferreira, nutricionista.

Você pode fazer cubos de legumes e verduras para facilitar na hora de misturar. Bata a couve no liquidificador com um pouco de água e coloque para gelar e pequenas porções.



Suco energético

Para fazer um suco energético use meia manga grande. A fruta é rica em vitamina A, um potente antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres, que favorecem o envelhecimento.

Acrescente quatro cubos de couve e duas colheres de linhaça por copo de suco. Ela é rica em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e também é riquíssimo em ômega 3, um nutriente fundamental pra saúde do cérebro.

Pra completar, o açúcar mascavo, rico em vitamina E, minerais e ajuda a completar o valor energético no suco. Bata tudo com um copo de água mineral.

Suco refrescante

O suco refrescante também leva cubos de couve e uma lasquinha de gengibre.

O gengibre tem um aspecto anti-inflamatório na prevenção de várias doenças, entre elas o câncer. O gengibre tem um sabor que dá frescor e é muito saboroso.

Por último um copo de suco de laranja para garantir a quantidade ideal de vitamina C do dia. Para adoçar, uma colher de sopa de mel.

Suco para fixar o bronzeado

Há ainda o suco para fixar o bronzeado e proteger a pele. Basta uma fatia de melancia, rica em licopeno, que atua como um protetor da pele para esses raios ultravioletas, que aumentam a produção de radical livre na nossa pele.

Misture uma cenoura rica em betacaroteno, que acelera a produção de melanina responsável pela pigmentação da pele.

Utilize a castanha-do-pará ou a castanha do Brasil, por causa do selênio, que é importante como antioxidante dos raios solares nos nossos olhos, um importante nutriente para proteger a retina.

Para finalizar suco de laranja. Se as frutas estiverem bem maduras nem é preciso adoçar.

Suco digestivo

Três pedaços médios de abacaxi, que contém bromelina, substância que acelera a digestão.

Acrescente três folhas de hortelã, suco de meio limão, que tem vitamina C, antioxidante que ajuda no funcionamento do fígado, e uma colher de sopa de mel.

Pode bater com um copo de água mineral, água de coco ou até o suco de outra fruta.
Fonte: Globo.com

Postagens populares