segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Diet & Light




Devido ao grande número de produtos diets e lights que estão surgindo no mercado e a facilidade de acesso a eles, muitas vezes o consumidor, devido a falta de informação acaba não utilizando os mesmos da maneira correta.


A denominação Light serve apenas para produtos que sofreram redução de nutrientes. A maioria dos produtos light tem redução de calorias devido a redução de lipídeos (gorduras) e de carboidratos (açúcares). Geralmente diante da redução destes açúcares e gorduras há o acréscimo de adoçantes artificiais e outras substâncias. Entretanto, como são menos calóricos, os adoçantes são mais utilizados para dietas de redução e peso. Importante ressaltar que neste tipo de produto, apesar de reduzida, há presença de açúcar e o consumo não é indicado para pessoas diabéticas .

No caso dos produtos Diets há a total retirada dos açúcares (carboidratos simples) e adicionado adoçantes artificiais e até mesmo lipídeos. Esses produtos não contêm açúcares embora em muitos deles haja adição de gorduras, além da sua versão original, e aumento do número de calorias. Não são indicados para dietas de redução de peso e sim para uso de diabéticos.


Dúvidas comuns aparecem diante dos refrigerantes denominados Diets uma vez que os mesmos são também indicados em dietas de redução de peso e contém menos calorias. Os refrigerantes originais têm as calorias totais provenientes dos açúcares, nos Diets o açúcar foi substituído por adoçantes assim o valor calórico se reduz. No caso dos refrigerantes light ou diet dá na mesma no que se diz respeito a calorias e açucares.

Matéria da Nutricionista dos produtos Culinária DIET & LIGHT Izabel Carneiro - Raquel Cunha

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares