quinta-feira, 21 de março de 2013

Condromalacia Patelar

sotstenio.blogspot.com
Hoje resolvi postar sobre uma patologia que eu desenvolvi. A dor começou em janeiro e pensei que não fosse nada... por muita insistência do meu marido resolvi procurar um ortopedista. Nunca tive sorte com essa especialidade médica e vou poupar as críticas. Bem, primeiro entrei com antinflamatório receitado por minha irmã (médica) e pedi ao meu cunhado (fisioterapeuta) que olhasse. O remédio aliviou a dor e parei de mancar, meu cunhado diagnosticou condromalacia. O ortopedista pediu uma ressonância e, como não havia nada rompido, disse que eu deveria me acostumar com a dor, fazer fisioterapia, não dobrar meu joelho, para de subir escadas e um dia colocar uma prótese. Segundo ele, a condromalacia não tem causa e nem  medida paliativa com alimentação, muito menos está relacionada com postura (depois que parei com a dança do ventre a minha postura ficou um lixo)... Tamanha foi minha indignação com esse diagnóstico que resolvi fazer uma pesquisa e achei muitas coisas interessantes. Então, post no blog!

Imagem www.infoescola.com
A condromalacia patelar é uma inflamação que resulta no amolecimento da cartilagem articular (localizada abaixo da patela). A patologia degenera a patela gerando dor e desconforto que pode evoluir para um quadro de incapacidade articular com perda do movimento.  A deterioração é classificada como grau I, grau II, grau III e Grau IV. As causas podem ser devido a traumatismos, contusão patelar, excesso de fricção da patela com fêmur e anomalias devido ao deslocamento biomecânico da patela.
O tratamento consiste em repouso, fisioterapia, medicamentos e intervenção cirúrgicas.
Dentre os medicamentos alguns são utilizados em osteoartroses, o que vou tomar. 

Segundo o blog Condromalácia patelar a alimentação saudável é fundamental para o tratamento. Cortar o açúcar, no meu caso diabetes tipo 2 será ótimo, evitar alimentos industrializados, conservantes. Ingerir betacaroteno (alimentos amarelos), vitamina do complexo B, beber muita água, gelatina.

Agora é tratar para melhorar!


Maiores informações



1 comentários:

Anônimo disse...

Olá Izabel,

Encontrei um tratamento que somado com a alimentação saudável simplesmente me livrou das dores.

Sessões de cadeias musculares + aplicações de próloterapia.

Atualizei o blog, dá uma olhada lá que tem novas dias e mais informações sobre o tratamento.

abs
Turi
http://www.condromalaciapatelar.org/

Postar um comentário

Postagens populares