quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O lanche escolar

http://blogs.cicbh.com.br/edufisica/files/2013/02/Pique-bandeira.gif
"Quando eu era criança comia de tudo e não tinha problemas de obesidade como a geração de hoje...."
Quantas pessoas com mais de trinta anos citam a frase acima com tanta propriedade. A infância e adolescência dos que nasceram anteriormente à década de 90 foi marcada pela liberdade. As brincadeiras aconteciam em diversos espaços urbanos como ruas, praças, praças de esportes, clubes... As famosas atividades recreativas em grupo como rouba bandeira,  elefantinho da cor, paribola, bete alta, bete baixa, queimadas, voley, futebol eram praticadas todos os dias, na sua rua, após a aula. Duravam até os pais chamarem para o banho e o jantar. Os tempos mudaram e não há como retroceder. Devem-se adaptar às opções oferecidas às crianças e aos jovens para a prática de esporte como academias, iniciação esportiva, natação além de outras modalidades esportivas pagas. Todos sabem que atividade esportiva e alimentação saudável são as regras do sucesso para uma velhice com qualidade. Infelizmente a atualidade vive o mal do milênio, falta de tempo. As pessoas trabalham demais, comem mal, não praticam atividades físicas e vivem rodeadas pelo estresse. No meio desse turbilhão se encontram as crianças e adolescentes que passam a maior parte do seu dia diante de equipamentos eletrônicos e ingerindo as "deliciosas porcarias" produzidas pela indústria alimentícia. 
O estilo de vida citado mostra crianças com colesterol alto,
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade2.gif
diabéticas e sofrendo com regimes desde a primeira infância. Os problemas são muitos e podem ser acessados em qualquer canal de informação séria da sociedade brasileira de endocrinologia e pela sociedade brasileira de pediatria

O problema existe e precisamos trabalhar para melhorar a qualidade de vida e de velhice dessa geração. Pensando neste propósito a Manu do Recreio apareceu no mercado para auxiliar na merenda das crianças.
A empresa é nova, mas os profissionais estão no mercado como autônomos há 6 anos, e busca alimentação saudável, natural e caseira para as crianças. Auxilia a família em um dos momentos mais importantes no desenvolvimento de seus filhos. O cardápio é balanceado por nutricionista e tudo preparado de acordo com o manual de boas práticas da ANVISA.
Mais informações sobre a empresa menudorecreio@gmail.com.
A Bebel Culinária, parceira da Menu do Recreio, propõem algumas opções de receitas para os pais que dispõem de tempo para preparar a merenda da garotada.
http://www.isaudebahia.com.br/uploads/RTEmagicC_Lanche2.jpg.jpg
Lembre-se que o auxílio dos pequenos no preparo dos alimentos é essencial para abrir o apetite, peça ajuda e decore. Deixe-os mexerem na comida.


Dica: para os pais sem tempo, compre massa de pastel assado pronta, só rechear e assar. Utilize também pão sírio.

Pastel assado de ricota com espinafre

1/4 de ricota fresca
Folhas e talos de espinafre 
Sal
Temperos a gosto 

Modo de fazer
https://yummmy.s3.amazonaws.com/uploads/image/file/4152/regular_casa-20do-20pastel-20assado-20espinafre-20com-20ricota.jpg

  • Colocar água na panela e levar para ferver. Quando ferver, desligue o fogo e coloque as folhas e o talo de espinafre até que elas murchem (2 minutos mais ou menos);
  • Retirar as folhas e o talo do espinafre, passar em água fria e escorrer o excesso de água.
  • Processar as folhas em liquidificador ou processador com ricota e um pouco de iogurte ou requeijão (light de preferência).
  • Temperar a gosto (sal, salsinha, cebolinha, tomilho, orégano).
  • Pegar a massa de pastel e adicionar o receio na metade da massa, ela é redonda. Não deixe o recheio chegar até a borda. Pincelar água na borda e apertar com um garfo para que grudem. Pincele uma gema de ovo e leve para assar até dourar.

Recheio de frango com cenoura

Utilize o frango desfiado;
Numa panela refogue o frango desfiado com cebola, cenoura e um pouco de requeijão.
Recheie o pastel e pincele a gema de ovo.

Utilize a criatividade no recheio, brinque com combinações de legumes e deixe a criança participar. 


0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares