quinta-feira, 10 de março de 2011

Pão vegetariano

Ei Pessoal,

Navegando na internet achei uma receita de Pão Vegetariano fantástica no site ANAVIVIAN e fiquei encantada. Por isto resolvi compartilhar com vocês pois é natural, vegetariano, sem gordura e sem ovos! Obrigada a Ana Vivian por compartilhar!!!!!!



Ingredientes:
4 colheres de sopa de linhaça
2 copos de água
1 copo e 1/2  de farinha de trigo branca*
1 copo e 1/2  de farinha de trigo integral*
1 copo de aveia ou farelo de trigo
2 colheres de chá de sal**
2 colheres de sopa de açúcar, ou melado, ou açúcar mascavo**
1 colher de chá de fermento biológico
* Pode também só com farinha integral, ou só com farinha branca, caso esteja faltando uma e outra em casa…
**Ou à gosto
Adicione também coisinhas gostosas e que fazem bem à saúde, como: sementes de girassol, gergelim, uvas passas, nozes ou castanhas trituradas…
Modo de Preparo:
Coloque a linhaça em um pote com tampa e hidrate com os copos de água. Deixe reservado por pelo menos 4h, até identificar que a água adquiriu consistência parecida a da clara de ovo.
Encaixe as pás da forma da máquina de pão e despeje a linhaça hidratada, adicione o sal e o açúcar. (Não separe a linhaça da clara, coloque todo conteúdo que estava reservado de uma só vez!)
Sobre a clara de linhaça despeje a aveia ou o farelo de trigo, depois a farinha branca, a integral e salpique o fermento por cima da farinha, sem que o mesmo entre em contato direto com a umidade.
No forno convencional pode deixar a massa um pouco mais consistente, para que seja possível sovar sem grudar demais nas mãos. Antes de assar no forno deixe descansar por umas 2 horas em ambiente morno, de preferência em recipiente fechado, até a massa crescer e dobrar de tamanho. Asse em forno baixo de 40 minutos a 1hora. 
DICA: para que o pão fique fofo acrescente uma colher de limão na massa.
Se forem utilizar a panificadora os autores sugerem: colocar para ciclo 12, pão integral. A massa fica bastante pegajosa, pois só assim o pão cresce, se ficar muito dura e seca, o pão fica um tijolão, e se ficar muito mole fica com cara de embatumado, mal assado

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares