quinta-feira, 17 de novembro de 2011

POR UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL









Hoje resolvi postar sobre a hidrelétrica de Belo Monte. Sei que o tema foge um pouco da minha ideia de gastronomia diet light embora a qualidade de vida esteja diretamente ligada a um mundo mais sustentável. 
Todos sabem dos potenciais do Brasil para geração de energia de fontes renováveis (energia solar, eólica, oceânica, por biodigestores, do lixo....). O mundo todo busca formas sustentáveis de geração energética e o Brasil continua usando fonte energética de alto impacto. Por mais que os potenciais hídricos do país devam ser explorados para hidreletricidade está mais que na hora de utilizarmos outras fontes de energia. Se a sociedade não se conscientizar o governo continuará permitindo a exploração dos recursos naturais sem qualquer escrúpulo. É pedante falar desse tema mas, a construção da Hidrelétrica de Belo Monte é uma agressão à vida, à biodiversidade, à nossa inteligência. 
Uma área a ser inundada com perda (biológicas, financeiras e culturais) tanto para a natureza quanto, principalmente, para a comunidade ribeirinha. Anos vividos e investidos para preservar a reserva, para a sobrevivência das famílias locais... tudo será alagado para gerar energia por 8 meses. O restante dos meses não há fluxo hídrico suficiente para produzir eletricidade. A região a ser alagada é rica em energia solar, por que não investir nisso? Claro, alguém está lucrando com isso.

Vamos participar das audiências públicas, tentar fazer valer nossa voz e dizer NÃO para a aprovação do projeto.  


Espero que leiam, acessem, assinem e divulguem em prol de um mundo mais sustentável!

http://comgeres.com.br/cont/2011/02/o-caso-belo-monte/
http://artesaodoespaco.blogspot.com/2011/01/as-implicacoes-socioambientais-da.html
http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/tribo-marcha-em-brasilia-contra-3a-maior-hidreletrica-do-mundo



0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares