quarta-feira, 9 de novembro de 2011

TPM e Alimentação


Ah, como é bom estar de volta para escrever os artigos, nada como ter novamente um computador. O de hoje vai para minha querida parceira Nutry.




No site Quero Viver Bem tem uma matéria super bacana sobre  Tensão Pré-Menstrual . Todas nós sabemos o que sentimos durante a famosa TPM, a sensibilidade à flor da pele. A matéria do QVB ressalta os principais sintomas e como o comportamento afeta os relacionamentos. Nestas horas tenho pena dos homens que estão por perto. 

Bem, as mudanças hormonais fazem parte da vida de qualquer mulher e devemos aprender a conviver com elas. Algumas matérias ressaltam as principais maneiras de minimizar os efeitos da TPM. Dentre elas o site Nutricio dá dicas sobre a alimentação durante esse período ( por Mariana Braga Neves - nutricionista):


Foto do site Bolsa de Mulher


.
  1. Ingerir uma boa quantidade de alimentos ricos em magnésio como figo, aveia e beterraba, alcachofra, quiabo, abacate, banana especialmente nos dias que precedem e também durante a menstruação;
  2. Consumir bastante água para evitar a retenção de líquido;
  3. Consumir também outros líquidos como água de coco e chás de frutas, sem açúcar;
  4. Dar preferência aos carboidratos complexos (pães integrais, arroz integral, gérmen de trigo);
  5. Incluir rodelas de batata no almoço ou jantar;
  6. Evitar: açúcar, doces, geléia, mel. Ingerir no máximo uma vez por semana;
  7. Consumir diariamente alimentos fonte de ômega-3 como atum, salmão, sardinha, arenque, semente de linhaça, óleo de canola (com moderação);
  8. Incluir o azeite no cardápio (um fio nas duas refeições principais);
  9. Consumir alimentos fonte de cálcio, leite sem lactose e derivados (iogurte naturais, queijo branco, coalhada,etc) no mínimo três vezes por dia;
  10. Ingerir, diariamente, uma porção pequena de castanha-do-Pará, castanha-de-caju, nozes, amêndoas, macadâmia, avelã e pistache;
  11. Consumir alimentos fonte de fibras como frutas, verduras, cereais integrais, algas, leguminosas (feijão, grão-de-bico, soja, ervilha, lentilha, vagem);
  12. Evitar condimentos (embutidos como salsicha, salada, presunto), enlatados e alimentos ricos em sódio como molho inglês e caldos de carne.
O Site da Dieta Certa descreve os principais vilões alimentícios do período

VILÕES: alguns alimentos se tornam vilões na TPM. É melhor deixá-lo longe da dispensa e, principalmente, dos olhos. Quais são estes alimentos:
  1.  Frituras e outros alimentos gordurosos: são extremamente calóricos, levando ao maior ganho de peso. Além disto, contém sal que leva ao inchaço, retenção de líquidos. 
  2. Refrigerantes: além de altas quantidades de sódio, que piora a retenção de líquidos já comum nesta fase.
  3.  Álcool: cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas pois quando não bem digeridas, podem propiciar a formação de gases. 
  4. Café e chá preto: assim como os refrigerantes de cola, contém cafeína que é um potente irritante. Por isso, atenção ao consumo destes alimentos.
Leitura complementar:





0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares