terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Como escolher a panela certa para o preparo dos alimentos?


Quem diria que há panelas e panelas.... sim, cada uma é ideal para um tipo de cocção. Erroneamente as pessoas escolhem as panelas pela beleza, facilidade de limpeza ou baixo custo. Tais escolhas influenciam no sabor do alimento além de alguns materiais se utilizados de forma errada podem causar problemas de saúde.
Recebi uma matéria super bacana explicando sobre cada panela e sua forma ideal para ser utilizada. Aprendi muitas coisas que não sabia e resolvi compartilhar no blog. A matéria na íntegra pode ser lida no site do Adeilton Moreira.

Boa leitura e aprendizado.

Antiaderente (Usar em fogo baixo)
Possui uma película de proteção, quando colocada em fogo alto ocorre decomposição da película. Própria para colheres de silicone ou plástico, nunca deve ser colocada em contato direto com material de metais. Alguns estudos indicam que a ingestão do material responsável pela antiaderência pode causar câncer em RATOS.

Inox (Cozimento rápido)

Ideal para uso diário, o calor é distribuído uniformemente e a cocção é completa. O alimento deve ser vigiado, pois pode queimar rápido. Em preparações de pratos com muito sal, como o bacalhau, pois o sal agride o material da panela. Ao lavar utilizar esponja macia.

Vidro (sopas e molhos)
 Não condiz o calor tão bem, o que pode queimar rápido os alimentos.

Panela de Barro (peixes e frutos do mar)
Panela porosa absorve o aroma do alimento e por isso ideal nas preparações de peixes e frutos do mar. Devido à porosidade é propricia ao desenvolvimento de bactérias.

Panela de Pedra sabão (ensopados e caldos)
Deve ser curtida antes de utilizada, o processo faz um impermeabilização protegendo os alimentos de contaminação de bactérias. Conserva o calor por mais tempo.

Panela de ferro (grãos, carnes grelhadas)
Ideal para a cocção de grãos, pois mantém o calor constante e a temperatura elevada. Durante a preparação o ferro é liberado junto do alimento auxiliando na prevenção de anemia. Guarde-a untada com óleo para evitar ferrugens.

Panela de alumínio (não deve ser utilizada para doces)
Não deve ser limpa com palha de aço ou similares, pois, a liberação do alumínio no alimento fica mais propício. O metal é tóxico à saúde. Ao prepara alimentos muito ácidos ou básicos pode ocorrer a liberação do metal, por isso não é ideal para doces.



Panela esmaltada (carnes)
Panela similar à de inox, distribui bem o calor durante o preparo do alimento. Deve-se evitar frituras pois pode ocorrer agressão ao material.





0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares