sábado, 3 de março de 2012

O Gastrônomo

Pessoal,  para quem quer abrir um negócio na área gastronômica vai precisar de consultoria. Vale a pena dar uma visitada no site O Gastrônomo, o Chef Moisés Costa é experiente no ramo e pode dar dicas importantíssimas. 
 Coloco aí parte do material dele.



O NEGÓCIO

A realização de um negócio depende de inúmeras tomadas de decisões, e para isso o empreendedor precisa 
planejar. Entretanto, como fazer um planejamento sem conhecer a fundo o universo gastronômico. A princípio, devem constar no planejamento questões que influenciem a caracterização de uma empresa e a escolha do tema para o empreendimento, como necessidades do setor, tendências gastronômicas, deficiências existentes e potencial disponível. É necessário fazer pesquisa de mercado, análise da região e do 
ambiente pretendido para o negócio, além da elaboração de um diagnóstico comercial e logístico. Definindo, então, o ponto, o público-alvo, os fornecedores e uma ideia da formação de preços, tem-se o direcionamento para iniciar o negócio. Não obstante, o planejamento vai muito além, e as tomadas de 
decisão ainda nem começaram! É aí que entra um especialista, o consultor gastronômico.

ETAPAS DA CONSULTORIA


Primeira fase:
Diagnóstico do local, definição do layout, organograma, equipamentos e utensílios. Compras para o layout, pesquisa da concorrência, elaboração do cardápio, check list, ficha técnica de produção com definição de custo primário e definição dos preços de venda. O gastrônomo Moisés Costa expõe nesta matéria a necessidade da consultoria gastronômica e seus eventuais conflitos.


Segunda fase:


Definição de fornecedores. Definição do número de pessoas a serem atendidas. Organograma de produção e organograma de serviços. Descrição de cargos e definição de salários. Entrevistas e contratações.


Terceira fase:


Estratégias de vendas. Treinamento de cozinha, treinamento de bar, treinamento de recepção e treinamento de serviços. Planejamento de compras, treinamento de recebimento, organização e controle de estoque, processo de recebimento, processo de armazenagem, processo de produção, processo de descartes e detritos. Inauguração. Acompanhamentos, avaliação pós-inauguração e correção de desvios de produção e atendimento. 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares