segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sucos saudáveis: melhoram o intestino e até ajudam no bronzeado

Além de ser uma bebida refrescante, o suco hidrata e constitui uma fonte inesgotável de vitaminas e sais minerais.

E se você foi logo pensando em uma laranjada bem doce, trate de expandir seus horizontes. Algumas combinações de frutas podem melhorar muito o funcionamento do seu organismo e prevenir uma série de problemas. Veja algumas sugestões:
    Abacaxi com hortelã: a combinação, além de clássica e deliciosa, é altamente digestiva e diminui os gases retidos no organismo. Hortelã e uvas: farelo de aveia ajuda no funcionamento intestinal e na eliminação de gorduras nocivas, como o colesterol e a triglicérides. Abacaxi, figo e gengibre: diminui o colesterol e favorece o trabalho da vesícula biliar. Maçã e alface: funciona como um antidepressivo leve e vasodilatador, que ativa também a memória e combate a ansiedade e o estresse. Maçã e brotos: é refrescante, relaxante e rejuvenescedor. Você também pode usar ramos de salsinha, que têm função diurética e adstringente. Pêra, banana e alface: indicado para quem sofre de insônia. Laranja com couve: fonte de ferro e vitamina C, que ajudam no combate da anemia. Acerola: é o suco com maior fonte de vitamina C. Uva: estimula a digestão e regenera as células do fígado e dos rins.

Dicas:

  • Hortaliças: Os sucos misturados com hortaliças devem ser consumidos preferencialmente de 15 em 15 dias, pois em excesso podem causar alguns danos à saúde.
  • Com leite ou com água? O preparo de sucos com leite não é recomendado, pois o leite é um alimento de difícil digestão. Com água eles ficam mais leves e mais refrescantes. Qualquer fruta pode ser batida com água. Recomenda-se evitar a mistura de abacaxi com leite, que acaba prejudicando a digestão.
  • Açúcar: Evitar ao máximo, mas em pequenas doses não prejudica.
  • Sucos de polpa: A polpa não mantém os mesmos nutrientes da fruta fresca. Até a polpa ser batida com líquido ela já perdeu 80% dos nutrientes.


Uma maneira de repor nutrientes é tomar sucos que trazem combinações, por exemplo, com couve. Segundo especialistas, ela é fonte de fibras, produz relaxamento muscular e tem cálcio, importante para a formação dos ossos.

"É interessante, por exemplo, utilizar, o agrião, a beterraba, a cenoura e incorporar esses legumes e verduras nos sucos do dia a dia", diz Fernando Aislan Ferreira, nutricionista.

Você pode fazer cubos de legumes e verduras para facilitar na hora de misturar. Bata a couve no liquidificador com um pouco de água e coloque para gelar e pequenas porções.



Suco energético

Para fazer um suco energético use meia manga grande. A fruta é rica em vitamina A, um potente antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres, que favorecem o envelhecimento.

Acrescente quatro cubos de couve e duas colheres de linhaça por copo de suco. Ela é rica em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e também é riquíssimo em ômega 3, um nutriente fundamental pra saúde do cérebro.

Pra completar, o açúcar mascavo, rico em vitamina E, minerais e ajuda a completar o valor energético no suco. Bata tudo com um copo de água mineral.

Suco refrescante

O suco refrescante também leva cubos de couve e uma lasquinha de gengibre.

O gengibre tem um aspecto anti-inflamatório na prevenção de várias doenças, entre elas o câncer. O gengibre tem um sabor que dá frescor e é muito saboroso.

Por último um copo de suco de laranja para garantir a quantidade ideal de vitamina C do dia. Para adoçar, uma colher de sopa de mel.

Suco para fixar o bronzeado

Há ainda o suco para fixar o bronzeado e proteger a pele. Basta uma fatia de melancia, rica em licopeno, que atua como um protetor da pele para esses raios ultravioletas, que aumentam a produção de radical livre na nossa pele.

Misture uma cenoura rica em betacaroteno, que acelera a produção de melanina responsável pela pigmentação da pele.

Utilize a castanha-do-pará ou a castanha do Brasil, por causa do selênio, que é importante como antioxidante dos raios solares nos nossos olhos, um importante nutriente para proteger a retina.

Para finalizar suco de laranja. Se as frutas estiverem bem maduras nem é preciso adoçar.

Suco digestivo

Três pedaços médios de abacaxi, que contém bromelina, substância que acelera a digestão.

Acrescente três folhas de hortelã, suco de meio limão, que tem vitamina C, antioxidante que ajuda no funcionamento do fígado, e uma colher de sopa de mel.

Pode bater com um copo de água mineral, água de coco ou até o suco de outra fruta.
Fonte: Globo.com

1 comentários:

Juliana disse...

Belzita,
o suco de abacaxi com manjericao tb e muito gostos... Tem outro q eu amo que é beterraba, laranja e cenoura!
Beijos

Postar um comentário

Postagens populares