quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Alimentos para pessoas intolerantes à lactose

Pesquisando sobre a gastronomia Judaica , me deparei com um site sobre alimentos Kosher para pessoas com intolerância ao leite. Confiram. Todos os créditos são do Sem Lactose


Por Luciane Baldo
A culinária sempre fez parte das raízes culturais e religiosas de cada povo. Entretanto, ao viajar pelo mundo, ela acaba agregando novos ingredientes e muitas vezes se distanciando das suas origens. Uma exceção a esta regra é a culinária judaica, que mantém há milhares de anos a tradicional alimentação kosher, seguindo padrões rígidos na elaboração de seus alimentos de acordo com seus preceitos bíblicos. O termo kosher (derivado de ‘kasher’, que em hebraico significa “bom” e “próprio”) define quais alimentos são apropriados para o consumo e de que forma eles devem ser preparados para que se tenha uma alimentação mais saudável e higiênica. 

Alimentação kosher, intolerância à lactose e alergia ao leite

A dieta kosher utiliza o termo Parve ou Pareve para identificar alimentos isentos de leite. Há uma certificação internacional emitida por instituições especializadas que fazem uma rígida inspeção ao longo de todo o processo de fabricação, garantindo assim que o alimento esteja dentro dos padrões da alimentação kosher. Os alimentos inspecionados por rabinos recebem o selo Kosher Parve (ou Kasher Pareve) e são encontrados em supermercados e lojas especializadas em produtos kosher em todo o mundo.
Coisas Judaicas

Delícias Kosher Parve

Os tipos de alimentos são diversos. No Brasil são várias as empresas que obtêm a certificação de seus produtos, e esses variam entre biscoitos, achocolatados, bebidas, cereais, e muitos outros.
Além de grandes marcas como Ades, Bauducco e Nestlé, há também produtos menos conhecidos que podem ser um verdadeiro achado para nós, que estamos sempre em busca de produtos sem leite.  A Tnuva, uma empresa paulista especializada na produção de chocolates kosher parve, conta que possui uma produção de diversos tipos de chocolate, inclusive barras de chocolate branco (sem leite!) e bombons estilo sonho de valsa, bombons de cereja, waffer coberto com chocolate, entre outras delícias de dar água na boca. Todos os produtos são isentos de leite ou traços de leite, o que garante sua distribuição nos mercados kosher.

Onde encontrar

A BKA é um dos órgãos fiscalizadores e mantém em seu site uma listagem de todos os produtos e marcas que recebem a sua certificação. Para ver a lista de produtos completa acesse o site da instituição.
Há lojas especializadas em São Paulo (SP), Rio de Janeir
o (RJ), Belém(PA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Recife (PE). Para encontrar os estabelecimentos veja os endereços dos pontos de venda.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares