quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Menopausa e alimentação



Menopausa ou climatério corresponde ao processo fisiológico no qual a mulher pára de liberar seus óvulos. Com isso ocorre uma variação hormonal pois,  a produção de estrógeno diminui e o corpo necessita se readaptar à essa mudança hormonal. Com isso surgem sintomas circulatórios que levam à ondas de calor, palpitações, irritabilidade, depressões, ansiedades, diminuição de secreção vaginal. A diminuição de estrógeno causa alterações metabólicas do colesterol, da glicemia e do triglicérides podendo ainda causar hipertensão arterial, acidente cardiovascular cerebral e infarto. Meu Deu!!!!! Não se apavore, todas nós fazemos companhamento ginecológico e com orientações corretas estamos mais preparadas para superar todos os sintomas afinal o climatério tem seu início variado de mulher para mulher.
Um dos problemas do climatério ou menopausa é o ganho de peso durante o processo pois o corpo gasta menos energia  para funcionar e perde menos calorias. Mais uma vez a atividade física regular e uma boa alimentação é ideal para superar a fase. 

De acordo com a Gineco a alimentação recomendada é que se consuma menos gorduras saturadas (carne vermelha, embutidos, frituras, bacons), invistas em alimentos que contenham cálcio como (rúcula, leite salada, linhaça).

Para as pessoas que estão e as que ainda nem chegaram nessa fase deixo uma deliciosa receita.

Tilápia grelhada com molho de iogurte e  salada especial
Imagem ilustrativa do Cybercook

Ingredientes

120 g de filé de tilápia
1/2 limão
Pimenta do reino
Sal
Cheiro verde
Cebola
60g de iogurte natural

Salada
Alface americana
Alface crespa
Alface Roxa
Rúcula
Pignoles
Alho desidratado
Muçarela de búfala
Tomates secos


Modo de fazer

Temperar os filés com o suco de limão, sal, pimenta do reino por 15 minutos. Depois colocá-los num refratário. Bater o iogurte com os demais temperos e verter sobre os filés, levar ao forno a 180 graus por 20 minutos no máximo.
Lavra bem as folhas e rasgá-las. Fazer um arranjo bem bonito, salpicar o alho desidratado e os pignoles. Temperar com um fio de azeite, vinagre balsâmico e sal. Enfeitar com a muçarela de búfala e os tomates secos.
Dica: sirva com arroz branco





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1 comentários:

Luciana Curvello disse...

Olá,
Quantas coisas boas!
Às vezes me aventuro na cozinha e quando não estou lendo estou comendo... Rs.
Parabéns pelo blog. Muito bom.
Estou te seguindo e te convido a me fazer uma visita e se você gostar me siga também.
Bom final de semana
Bjos
Lu
http://vergostarler.blogspot.com.br/

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