domingo, 8 de agosto de 2010

DIFERENÇA ENTRE ADOÇANTES



 
Nut. Thaís Navarro (fonte)
Algumas pessoas têm dúvidas sobre os adoçantes, quais as diferenças, como utilizar, se servem para culinária, etc...
Os adoçantes na maioria das vezes são compostos por edulcorantes, que são substâncias que podem ser calóricos ou não calóricos podendo ser artificiais ou naturais.
 
 Composição dos adoçantes líquidos: sacarina, ciclamato, aspartame, stévia, etc
  • Adoçantes Calóricos: Aqueles que são compostos por Lactose, frutose, maltodextrina ou aspartame.
  • Adoçantes Não Calóricos: Aqueles que são compostos por Ciclamato, sacarina, sucralose ou Stevia.
  1. Adoçantes Artificiais:





Sacarina: a sacarina serve para adoçar tanto os alimentos quentes como frios.



Aspartame: seu valor calórico é de 4 Kcal/g, porém ele tem alto poder adoçante, sendo necessário pequenas quantidades para atingir o poder adoçante. O aspartame perde suas propriedades quando submetido a altas temperaturas, não podendo assim ser utilizado para a culinária.
  
Sucralose: este não perde propriedades nenhuma quando submetido a temperatura alta, pode ser utilizado para culinária.
  • 1 colher de sopa equivalem ao poder adoçante de 1 colher de sopa de açúcar e contém 5 calorias.
  • Ideal para uso culinário
  • Usar na mesma medida que o açúcar
  • Sabor do açúcar
  • Para forno e fogão
  • Utilização em ampla variedade de receitas
  • Resultado garantido

  
2. Adoçantes Naturais:



Frutose: extraída das frutas e do mel. É mais doce que a sacarose (açúcar refinado) Apresenta 4 Kcal/g e provoca cáries. Diabéticos devem utilizá-la com orientação do médico ou nutricionista.




Sorbitol: encontrado na nas frutas e algas marinhas. Possui 4 Kca/g , e as pessoas com diabetes só devem utilizá-lo com orientação médica ou nutricionista. Não perde suas propriedades quando submetido a altas temperaturas. Possui efeito laxante.






Manitol: encontrado em vegetais e algas marinhas, não perde suas propriedades quando submetido a altas temperaturas. Possui efeito laxante.






Esteovídeo: Possui o poder adoçante superior à sacarose. Extraído da planta Stevia Rebaudiana, precisa ficar muito atento na composição, pois esses adoçantes normalmente são misturados a sacarose, frutose, glucose, lactose, maltose, sorbitol, manitol, aspartame, ciclamato, sacarina ou xylitol para melhorar o seu sabor .Não perde suas propriedades quando submetido a altas temperaturas. Não contém calorias.
Para o uso Culinário, encontramos as marcas TAL e QUAL, Lowçúcar, esses podem ser usados na mesma proporção do açúcar comum, 1 medida (colher de sopa ou medidor que já vem junto) de multi-adoçante = 1/3 de xícara de adoçante culinário = 1/2 xícara de TAL e QUAL = 1 xícara de açúcar comum para uma determinada receita basta fazer a equivalências de acordo com cada adoçante.  

Existem adoçantes que são uma mistura de vários adoçantes (multiadoçantes) que geralmente são vendidos em pacotes maiores (150g, 300g, 500g). Esses são encontrados nas marcas Lowçúcar, vêm acompanhados com uma colher medidora e são usados em doses pequenas como o adoçante de envelopinho, a vantagem é que assim evita-se a super dosagem.
  • Menor ingestão de adoçante por dose;
  •  Reduzido nível de consumo diário de adoçantes, sem eliminar sua ingestão normal;
  • Um adoçante 100% saudável;
  • Não cariogênico;
  • Reduzido nível calórico;
  • Sabor incomparável, podendo-se dizer melhor que o açúcar de cana;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Embalagens com colher medida para sua maior praticidade;
  • Multiplas aplicações na cozinha;
  • Uso no forno e fogão, para tudo que desejar




Tal e Qual: 87% menos calórico que o açúcar. Maltodextrina, edulcorantes artificiais: ciclamato de sódio e sacarina sódica, regulador de acidez: Citrato de sódio. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

 


Adoçante Doçurinha: Ciclamato de sódio e Sacarina.É o adoçante do futuro, extremamente concentrado, sem gosto residual e valor calórico exatamente zero. Muito econômico, pois é 100 vezes mais doce que o açúcar. Indicado para todas as pessoas de qualquer idade, diabéticos ou não, que necessitem de dietas especiais. Apresentado em embalagem com 100g.
Adoçante SóMetade (Use Metade 400g): Adoçante específico para dar textura a massas fofas. Evita que o bolo fique solado. Se os recheios e coberturas forem diet, o produto final fica bem menos calórico, servindo também para os obesos e não apenas aos diabéticos.

Fique muito atento ao consumir adoçante, ele é um substituto do açúcar em relação ao paladar, no entanto, é preciso ficar atento pois adoçantes podem ser calóricos ou não.

Thaís Navarro Caldeira é Nutricionista graduada pela Universidade Paulista.


15 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela excelente explanação sobre os adoçantes. Há alguns dias passei a usar o docurinha é excelente de verdade e muito barato em relação custo beneficio. Só gostaria de saber a dosagem dele para substituir as 2 xícaras de açúcar em um bolo. Wilma. Belém PA

IZABEL disse...

Olá, geralmente eu utilizo duas colheres de sopa de adoçante forno e fogão. Gosto dos de sucralose. As receitas com xícaras de adoçante dão um gosto muito forte que não agradam meu paladar. Duas colheres são suficientes. O Doucurinha pode colocar bem menos, ele adoça bastante.

Fernando disse...

Maltodextrina vira glicose da mesma forma que o açúcar branco depois que é metabolizada no organismo e tem índice glicêmico maior. Ou seja, é pior do que açúcar branco.

Unknown disse...

Fiz um bolo com Use Metade e ficou solado. Usei esse adoçante porque me disseram que deixava o bolo fofinho como se fosse feito com açúcar. Não entendi. Fiz exatamente como faço um bolo comum. Tem algum truque pra não solar?

Unknown disse...

Fiz um bolo com Use Metade e ficou solado. Usei esse adoçante porque me disseram que deixava o bolo fofinho como se fosse feito com açúcar. Não entendi. Fiz exatamente como faço um bolo comum. Tem algum truque pra não solar?

Flávia Marques disse...

Quero perder peso e o único adocante ue realmente gostei foi o docurinha, ele não contém caloria porém, contém muito sódio. Sempre ouvi dizer que sódio tbm engorda.

Flávia Marques disse...

Quero perder peso e o único adocante ue realmente gostei foi o docurinha, ele não contém caloria porém, contém muito sódio. Sempre ouvi dizer que sódio tbm engorda.

Unknown disse...

Olá boa tarde a todos,
gostaria muito de fazer um bolo (DIABÉTICO) (laranja)cenoura)que não ficasse solado.
Agradeço.

Unknown disse...

Minhas receitas com usemetade deram certo mas ouvi dizer que ele e bem calórico, gostaria de mais informações sobre ele! Obrigada e excelente materia

Unknown disse...

Minhas receitas com usemetade deram certo mas ouvi dizer que ele e bem calórico, gostaria de mais informações sobre ele! Obrigada e excelente materia

GI disse...

olá! tô precisando de um help... realizei gastroplastia recente e é terminantemente proibido o açúcar, risco de vida, qual desses adoçantes para receitas posso usar?!

IZABEL disse...

Gi, não deixou seu email e foi impossível te responder. Não sei se verá....
O interessante é os eu médico ou sua nutricionista indicar um melhor. Converse com eles.

Gisele Picinin disse...

Dra também tenho essa informação, pode nos esclarecer? Obg

Unknown disse...

Doçurinha é muito bom para doces e bolos, eu uso e ninguém reclama. Eu uso a pontinha fa colher de chá.

Doce Arte Brasil disse...

Isabel estou entrando no mundo diet, minha dúvida é quanto ao adoçante "Use a metade" lendo as perguntas acima, fiquei preocupada quanto ao uso em bolo! Ele é igual ao tal e qual? Porque disseram que o bolo rolou?
atenciosamente
Elaine Saes

Postar um comentário

Postagens populares