quinta-feira, 2 de junho de 2011

Vinho e a saúde

Aulas de enologia.....um prazer antes nunca desfrutado. Difícil dizer o quanto me interesso por elas e a sede pelo conhecimento. Ainda nem chegamos na utilização na gastronomia.... será um deleite! Devido a tanto interesse resolvi postar uma matéria sobre o vinho e seus benefícios.
O Vinho é uma das bebidas mais antigas que acompanha a humanidade. Sua divulgação acompanha a história cristã. Difundido no mundo dentre várias maneiras incluindo as grandes Navegações. Na União Européia o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas ou de mostos; no Brasil é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas. A constituição química das uvas permite que estas fermentem sem que lhes sejam adicionados açúcares, ácidos, enzimas ou outros nutrientes.Apesar de existirem outros frutos como a maçã ou algumas bagas que também podem ser fermentados, os "vinhos" resultantes são geralmente designados em função do fruto a partir do qual são obtidos e são genericamente conhecidos como vinhos de frutas. O termo vinho (ou seus equivalentes em outras línguas) é definido por lei em muitos países. A fermentação das uvas é feita por vários tipos de leveduras que consomem os açúcares presentes nas uvas transformando-os em álcool. Dependendo do tipo de vinho, podem ser utilizadas grandes variedades de uvas e de leveduras.
De acordo com o site News Med desde a antiguidade, o vinho apresenta-se intimamente ligado à evolução da medicina, desempenhando sempre um papel principal. Os primeiros praticantes da arte da cura, na maioria das vezes curandeiros ou religiosos, já empregavam o vinho como remédio.  O vinho durante a história foi utilizado na medicina como desinfetantes de feridas, fonte segura de saúde uma vez que a contaminação por microrganismos (como ocólera) era abundante nas águas. Pasteur declarou que o vinho era a fonte de bebida mais higiênica e saudável.  A partir do século XIX o vinho passou a ser bebido de forma indiscriminada e o alcoolismo perpetuou. Hoje recomenda-se a bebida com moderação. 
As uvas são ricas em compostos como taninos, flavonóides, alcóois, catecinas entre outras substâncias que possuem  ações importantes no organismo. O álcool por exemplo ajuda a previnir problemas do coração. Os polifenóis são antioxidantes que auxiliam a prevenção do câncer, de doenças do miocárdio, envelhecimento celular  entre outros.
O vinho é o par perfeito da gastronomia, compõe uma boa mesa, acrescenta sabores, aromas e qualidades aos pratos. Importantes para marinar e amaciar carnes, refrescas sobremesas. Cozinhar com o vinho requer sabedoria e aqui vai algumas dicas preciosas retiradas do Win Experts:





  • Utilize panelas de inox ou esmaltadas para evitar que o ácido do vinho reaja com o material e altere o sabor pretendido.
  • Deixe o tempo suficiente para evaporar o álcool do vinho para obter um sabor peculiar;
  • Não abuse da quantidade para não acidificar o prato;
  • Vinhos suaves não se adaptam bem às carnes;
  • Vinhos de baixa qualidade fazem a comida perder a qualidade;
Fica um saborosa receita utilizando vinho. Apreciem com moderação.

Bolo de Chocolate

Para o bolo

- 2 xícaras de farinha de trigo
- 3/4 de xícara de cacau em pó
- 1.1/4 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- 1.3/4 xícaras de manteiga sem sal
- 4 folhas de sálvia fresca, cortadas
- 3/4 de xícara de açúcar
- 2 ovos grandes
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1.1/4 xícaras de vinho tinto seco
- açúcar de confeiteiro para pulverizar o bolo

Para o recheio de vinho

- 1/2 xícara de geleia de uva
- 2 a 3 colheres de sopa de vinho tinto
- 2 assadeiras redondas de 23cm


Preparo

1 - preaqueça o forno para 180ºC. Unte as assadeiras com manteiga derretida, forre com uma folha redonda de papel manteiga e unte novamente. Pulverize as assadeiras com farinha e elimine o excesso.

2 - peneire a farinha com o cacau, o bicarbonato, uma pitada de sal e reserve.

3 - amoleça a manteiga, misture o açúcar e bata até que a mistura fique leve e fofa, cerca de 3 a 5 minutos. Acrescente os ovos, um por vez, depois a baunilha e continue batendo por mais 1 ou 2 minutos. Peneire novamente um terço da farinha já misturada sobre a manteiga e incorpore bem usando uma colher. Acrescentar um terço do vinho e depois o restante da farinha e do vinho, alternadamente, em duas etapas.

4 - espalhe a massa nas assadeiras preparadas e asse por 30 a 35 minutos. Teste o ponto com um espeto de metal. Deixe os bolos esfriarem por uns 10 minutos nas assadeiras e em seguida desenforme sobre uma grelha para esfriarem totalmente.

5 - enquanto isso, prepare o recheio: derreta a geleia com o vinho sobre fogo baixo, mexendo lentamente até combinar. Deixe esfriar.

6 - um pouco antes de servir, sobreponha as duas metades com a geleia entre elas e pulverize o topo com o açúcar de confeiteiro.

Este prato deve ser de preferência acompanhado de um vinho Banyuls ou Porto

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares