Bauhinia variegata (L.), conhecida popularmente como PATA DE VACA, pertencente a família Fabaceae, subfamília Caesalpinioidea. Esta planta é originária da Ásia, mais precisamente China e Índia. No Brasil, o gênero Bauhinia ocorre desde o Piauí até o Rio Grande do Sul, nas formações florestais do complexo atlântico e nas matas de planalto. Suas flores variam de brancas, róseas, roxo-pálidas até avermelhadas. Esta planta tem propriedades farmacologicas hipoglecimiantes (usadas em tratamentos de diabtes) como descrito por Silva & Cechinel Filho (2002).
No site da Sociedade Brasileira de Diabetes o Dr. Rodrigo O. Moreira descreve que atendeu um paciente que utilizava a Bauhinia sp. no tratamento de diabetes. O Dr Rodrigo Moreira ressalta que realizou uma busca bibliográfica para verificar os testes da Bauhinia em humanos e contatou que somente foram testados em ratos. O problema que o medico avalia sobre o uso do chá de Pata de Vaca seria a falta de informação sobre a ação dos compostos químicos da planta com os medicamentos de uso diário dos pacientes diabéticos e a dosagem que deveria ser utilizada.
Para maiores informações leiam a bibliografia sugerida e a reportagem do doutor Rodrigo diretamente no site da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Leituras sugeridas:
- PLANTAS DO GÊNERO Bauhinia: COMPOSIÇÃO QUÍMICA E POTENCIAL FARMACOLÓGICO
- O Chá de pata de vaca e o diabetes
- Plantas hipoglicemiantes utilizadas por comunidades tradicionais na Bacia do Alto Paraguai e Vale do Guaporé, Mato Grosso - Brasil
- Níveis glicêmicos e de colesterol em ratos com Diabetes Mellitus aloxano induzido, tratados com infusão de Bauhinia candicansou Syzygium jambolanum
- Determinação da genotoxicidade do infuso aquoso das folhas da Bauhinia monandra
- Estudo farmacobotiinico de espécies usadas n
- o tratamento do Diabetes
- Abordagem Etnobotânica acerca do Uso de Plantas Medicinais
- na Vila Cachoeira, Ilhéus, Bahia, Brasil
0 comentários:
Postar um comentário