quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A diabete e o chá de pata de vaca


Bauhinia variegata (L.), conhecida popularmente como PATA DE VACA, pertencente a família Fabaceae, subfamília Caesalpinioidea. Esta planta é originária da Ásia, mais precisamente China e Índia. No Brasil, o gênero Bauhinia ocorre desde o Piauí até o Rio Grande do Sul, nas formações florestais do complexo atlântico e nas matas de planalto. Suas flores variam de brancas, róseas, roxo-pálidas até avermelhadas. Esta planta tem propriedades farmacologicas hipoglecimiantes (usadas em tratamentos de diabtes) como descrito por Silva & Cechinel Filho (2002). 

No site da Sociedade Brasileira de Diabetes o Dr. Rodrigo O. Moreira descreve que atendeu um paciente que utilizava a Bauhinia sp. no tratamento de diabetes. O Dr Rodrigo Moreira ressalta que realizou uma busca bibliográfica para verificar os testes da Bauhinia em humanos e contatou que somente foram testados em ratos. O problema que o medico avalia sobre o uso do chá de Pata de Vaca seria a falta de informação sobre a ação dos compostos químicos da planta com os medicamentos de uso diário dos pacientes diabéticos e a dosagem que deveria ser utilizada.
Para maiores informações leiam a bibliografia sugerida e a reportagem do doutor Rodrigo diretamente no site da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Leituras sugeridas:








0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares