quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Iogurte de Morango


Aproveitando a estação do morango estou abusando nas receitas diet, o preço por aqui perto da minha casa cabe no bolso de qualquer um. Hoje resolvi postar a receita preferida do meu marido, pois por não ser um amante do leite é a única forma que encontrei para incentivar o consumo de cálcio, nem os derivados de leite ele aprecia.  Primeiro devo ensinar a receita do iogurte caseiro, simples, gostos e prático de fazer. 
Particularmente eu evito iogurtes, coalhadas e produtos dessa natureza uma vez que tenho muita azia após consumi-los. Mas, essa receita não deixa o iogurte ácido e me cai muito bem no estômago. Então, se forem com eu podem comer sem sofrimento.


Iogurte caseiro

1 litro de leite desnatado
250g de iogurte natural desnatado

Modo de fazer
Aquecer o leite no máximo a 45 graus. Se não tiver um termômetro de cozinha, mantenha a temperatura morninha quase uma mamadeira de bebe. Misture o iogurte natural e coloque em um recipiente com tampa e guarde-o numa caixa térmica por 8 a 12 horas. Devido ao tempo geralmente eu faço no final da tarde e fica até o dia seguinte quando eu puder fazer (manhã ou tarde, passa mais do tempo). Se houver uma iogurteira é o ideal para facilitar o processo.

Geleia de morango diet

2 bandejas de morango
2 colheres de sopa de adoçante forno e fogão
½ limão

Modo de fazer
Lave bem os morangos e parta ao meio, coloque-os numa panela em fogo baixo. Não acrescente água, o morango a soltará e fique de olho, pois a mesma sobe e derrama com uma facilidade no fogão deixando aquela meleca. Quando começar a soltar água, coloque o caldo do meio limão para realçar o sabor e manter o morango bem vermelhinho. Assim que ferver e der o ponto a seu gosto (morangos mais inteiros ou geleia) adicione o adoçante. Mexa e desligue. Deixe esfriar.
Misture o morango ao litro de iogurte pronto, gosto de colocar uma colher de adoçante em pó para dar um doce mais gostoso. Fica a gosto o doce, desde que os diabéticos utilizem adoçantes. Para as pessoas que estão de regime, converse com o médico ou nutricionista e intercale-o na sua porção de cálcio diário. Juro que fica delicioso e não dá azia.

Dica: Quanto mais geladinho mais gostoso. Interessante colocar as famosas farinhas de linhaça, quinoa, granola, aveia ou as de sua preferência. Caso queira outro sabor e não encontre as frutas sugiro adicionar um pacote de gelatina zero açúcar, sabor de sua preferência na mistura. Também fica muito saboroso.

2 comentários:

Shizen Produtos Naturais disse...

Essa postagem nos deu água na boca! O bom é que não tem açúcar e esse adoçante que você usou na receita é muito bom! Parabéns pela postagem!

shizenbrasilia.blogspot.com
@ShizenBrasilia

Izabel Carneiro disse...

Obrigada @ShizenBrasilia, sem conservantes e super natural.

Postar um comentário

Postagens populares