Semana que vem tenho prova de cozinha.... aff!!! Quanto mais estudo menos guardo! Revisando a matéria do semestre passado me deparei com os vinagres, sugestões e utilizações. Havia me esquecido deles e os redescobri com mil idéias de utilizações. Compartilho com vocês algumas dicas.
O vinagre propicia aos alimentos um aroma e sabor particular além de serem excelentes conservantes. Geralmente sua fabricação passa por dois processos: a fermentação alcoólica e a acética. Na primeira são utilizadas leveduras que utilizam o açúcar e tem como produto o álcool. Na segunda as bactérias consomem o açúcar e produzem o ácido acético. Há fontes que ressaltam que os vinagres artesanais são melhores do que os industriais. Um vinagre comum pode ser transformado em perfumado ideal para temperar carnes e saladas.
Vinagre de hortelã
Ferver 1 litro de vinagre branco (maçã ou ácool) com uma colher de chá de pimenta branca em grãos e uma chícara de folhas de hortelã. Deixar esfriar, colocar em um frasco e deixar descansar por um mês antes de utilizar.
Vinagre de alho
Em 1 litro de vinagre branco colocar uma cabeça de alho picada e deixar descansar por um mês.
Vinagre de misturas de ervas
Utilizar 1 litro de vinagre branco e adicionar diferentes ervas (manjericão, tomilho, sálvia...), deixar descansar por um mês antes de utilizar.
Dicas de empregos:
O vinagre de arroz é muito utilizado em países asiáticos é suave e adocicado.
O vinagre balsâmico (aceto balsâmico) possui o processo de fabricação lenta com envelhecimento de aproximadamente 12 anos em diferentes tonéis de madeira.
Molhos realizados com vinagres:
Mais leituras:
0 comentários:
Postar um comentário