Higienização e esterilização dos vidros (dica Dia de Folga)
Lavagem prévia
Antes de mais nada, lave muito bem o vidro e a tampa. Se for reaproveitar embalagens, retire o rótulo (se precisar, deixe de molho em água quente para que a cola amoleça). Marcas de lote e validade diretamente no vidro saem facilmente com o lado áspero da bucha.
Estado da tampa: se for de metal, certifique-se de que não há pontos de ferrugem. Se houver borracha de vedação, confira se está em bom estado – se estiver rachada ou desmanchando, é melhor tirá-la fora de uma vez.
Enxágüe bem o vidro e a tampa para eliminar qualquer resquício de detergente.
Esterilizando no fogão
O vidro: no fundo de uma panela, coloque um pano limpo dobrado. Sobre o pano, apóie o vidro (ou os vidros, se a panela for grande o suficiente). Encha com água – o vidro também deve ser preenchido, e deve permanecer aberto. A panela precisa ser alta o suficiente para que a água cubra todo o vidro. Leve a panela ao fogo alto. Espere ferver e marque 20 minutos.
A tampa: se for de metal, a tampa pode ser levada ao fogo junto com o vidro. Se for de plástico, coloque-a na água fervente apenas durante os últimos 5 minutos.
Espere a água da panela esfriar um pouco antes de tentar retirar o vidro, a não ser que sua cozinha seja equipada a ponto de ter pinças próprias para retirá-lo.
Esterilizando no forno
O vidro: se você não tiver uma panela grande o bastante para comportar o recipiente da futura conserva, pré-aqueça seu forno em temperatura alta, coloque o vidro dentro de uma assadeira e leve ao forno por 20 minutos.
A tampa: tampas de plástico ou com vedação de borracha correm o risco de derreter no forno. Esterilize-as usando uma panela de água fervente. Tampas de plástico ficam na fervura por 5 minutos; tampas de metal, por 20 minutos.
A conserva
Ingredientes
2 cenouras sem casca;
1 pimentão verde;
1 pimentão amarelo;
1 pimentão vermelho;
1 cebola grande;
Pimenta do reino em grãos (q/b);
Pimenta calabresa(q/b);
Pimenta rosa em grãos (q/b);
Pimenta verde em grãos (q/b);
Pimenta branca em grãos (q/b);
1 colher de sobremesa de adoçante de forno e fogão;
Vinagre branco de álcool ou maçã (q/b);
1 dente de alho picado em rodelas;
Folhas de louro;
5ml de vinagre balsâmico;
Salsa e cebolinha desidratadas;
Modo de fazer
- Lave bem e higienize as cenouras e retire a casca. Corte a cenoura, de comprido, em quatro partes e corte em tamanhos de 4cm ou no formato de sua preferência.
- Cozinhe ligeiramente as cenouras na água fervente (somente para que amaciem um pouco), passe imediatamente na água fria, escorra e reserve;
- Pique a cebola em pedaços grandes e reserve;
- Retire a semente e pique os pimentões em pedaços grandes e reserve;
- Numa frigideira salteie com azeite os pimentões, a cenoura e a cebola.
- Adicione 250 ml de vinagre de álcool ou maçã e o vinagre balsãmico;
- Adicione o adoçante e uma pitada de sal;
- Pegue o vidro destinado à conserva e coloque um pouco dos temperos, arrume as cenouras, os pimentões e as cebolas de forma que fique bem colorido e bonito. Faça camadas intercalando o tempero e as cenouras, pimentões e a cebola. Quando colocar tudo complete com o vinagre de álcool ou maçã, tampe.
Pronto para ser utilizado!
Uma vez consumida a conserva NÃO acrescente novos vegetais no "caldo". Deverá ser realizada nova preparação.
0 comentários:
Postar um comentário