quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conserva diet de pimentão, cenoura e cebolas.



Higienização e esterilização dos vidros (dica Dia de Folga)


Lavagem prévia

Antes de mais nada, lave muito bem o vidro e a tampa. Se for reaproveitar embalagens, retire o rótulo (se precisar, deixe de molho em água quente para que a cola amoleça). Marcas de lote e validade diretamente no vidro saem facilmente com o lado áspero da bucha.

Estado da tampa: se for de metal, certifique-se de que não há pontos de ferrugem. Se houver borracha de vedação, confira se está em bom estado – se estiver rachada ou desmanchando, é melhor tirá-la fora de uma vez.
Enxágüe bem o vidro e a tampa para eliminar qualquer resquício de detergente.

Esterilizando no fogão

O vidro: no fundo de uma panela, coloque um pano limpo dobrado. Sobre o pano, apóie o vidro (ou os vidros, se a panela for grande o suficiente). Encha com água – o vidro também deve ser preenchido, e deve permanecer aberto. A panela precisa ser alta o suficiente para que a água cubra todo o vidro. Leve a panela ao fogo alto. Espere ferver e marque 20 minutos.
A tampa: se for de metal, a tampa pode ser levada ao fogo junto com o vidro. Se for de plástico, coloque-a na água fervente apenas durante os últimos 5 minutos.
Espere a água da panela esfriar um pouco antes de tentar retirar o vidro, a não ser que sua cozinha seja equipada a ponto de ter pinças próprias para retirá-lo.

Esterilizando no forno
O vidro: se você não tiver uma panela grande o bastante para comportar o recipiente da futura conserva, pré-aqueça seu forno em temperatura alta, coloque o vidro dentro de uma assadeira e leve ao forno por 20 minutos.
A tampa: tampas de plástico ou com vedação de borracha correm o risco de derreter no forno. Esterilize-as usando uma panela de água fervente. Tampas de plástico ficam na fervura por 5 minutos; tampas de metal, por 20 minutos.
A conserva
Ingredientes
2 cenouras sem casca;
1 pimentão verde;
1 pimentão amarelo;
1 pimentão vermelho;
1 cebola grande;
Pimenta do reino em grãos (q/b);
Pimenta calabresa(q/b);
Pimenta rosa em grãos (q/b);
Pimenta verde em grãos (q/b);
Pimenta branca em grãos (q/b);
1 colher de sobremesa de adoçante de forno e fogão;
Vinagre branco de álcool ou maçã (q/b);
1 dente de alho picado em rodelas;
Folhas de louro;
5ml de vinagre balsâmico;
Salsa e cebolinha desidratadas;
Modo de fazer
  1. Lave bem e higienize as cenouras e retire a casca. Corte a cenoura, de comprido, em quatro partes e corte em tamanhos de 4cm ou no formato de sua preferência. 
  2. Cozinhe ligeiramente as cenouras na água fervente (somente para que amaciem um pouco), passe imediatamente na água fria, escorra e reserve;
  3. Pique a cebola em pedaços grandes e reserve;
  4. Retire a semente e pique os pimentões em pedaços grandes e reserve;
  5. Numa frigideira salteie com azeite os pimentões, a cenoura e a cebola.
  6. Adicione 250 ml de vinagre de álcool ou maçã e o vinagre balsãmico;
  7. Adicione o adoçante e uma pitada de sal;
  8. Pegue o vidro destinado à conserva e coloque um pouco dos temperos, arrume as cenouras, os pimentões e as cebolas de forma que fique bem colorido e bonito. Faça camadas intercalando o tempero e as cenouras, pimentões e a cebola. Quando colocar tudo complete com o vinagre de álcool ou maçã, tampe.

Pronto para ser utilizado! 

Dica:  Sirva com pães ou utilize em saladas. Use a criatividade e coloque outros legumes e temperos.  










OBSLembrem-se de higienizar bem os vidros a bactéria Clostridium botulinum desenvolve-se em meios ácidos, sendo comum em conservas. Essa bactéria é letal pois ataca o sistema nervoso. 
Uma vez consumida a conserva NÃO acrescente novos vegetais no "caldo". Deverá ser realizada nova preparação. 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares