quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A canela e a Diabetes




Cinnamomum zeylanicum, caneleira ou pé de canela corresponde a uma arvore com 10 a 15 m de altura e pertence a família Laureaceae nativa da Asia. As folhas possuem formato oval, as flores são verdes com odor distinto. Da parte interna do tronco retira-se a canela condimento importantíssimo na gastronomia. Possui compostos químicos muito utilizados como antifúngicos na medicina e na odontologia. 

A canela possui uma propriedade que potencializa a sensibilidade das células para absorver a glicose circulante no sangue. Esta propriedade é importante pois a canela reduz a velocidade de esvaziamento do estômago e diminui a glicose do sangue.  A pessoa fica com a sensação de saciedade mais rápido. 



A reportagem da Dra. Daniela Almeida  sobre o uso da canela em pacientes com diabetes tipo 2 ressalta que mais estudos devem ser testados para indicar a canela no tratamento da diabetes embora os estudos sejam promissores. O louro, o cravo, a noz moscada, a avelã, o orégano, o chá preto e o verde possuem propriedades de afinidades com a insulina semelhantes `a da canela.

Para pessoas sadias recomenda-se o consumo de uma colher de café por dia de canela, o excesso pode causar danos no fígado. 





Use a criatividade e crie pratos com tais especiarias.




Dicas de leituras

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares