sexta-feira, 28 de setembro de 2012

LOMBO RECHEADO COM BACON E ASSADO


Hoje a receita não é muito light, faremos uma pequena extravagância gastronômica!
Não gosto muito de carnes secas, de acordo com minha irmã Leandra Carneiro eu sofro de uma preguiça gigante de mastigar. Devo confessar a meia verdade contida na afirmação, dói meu maxilar essas carnes pouco suculentas além de ser ruim para engolir, nem comento sobre a dificuldade de digerir. Por que lotar o estômago com o excesso de carne e não apreciar o restante da refeição? Já viram que sou aquela que come asinha, coxa, salda, pão, coração no churrasco....
Bem, essa minha dificuldade com as carnes deixa meu paladar muito restrito. Uma das coisas que mais amei aprender com meus queridos mestres Chefs no curso de cozinha foram os divinos molhos que acompanham as carnes e claro, deixá-las suculentas! Um novo universo se abriu para mim e pelo que pude observar esse não é um gosto peculiar meu, outras pessoas optam por saborear as carnes suculentas. Claro que o Marcelo é uma delas então posso abusar da criatividade nos processos de cocção bem como nos molhos.
A escolhida de hoje foi o lombo, nunca gostei dessa carne assada, por ficar muito seca. Quando era o prato do dia deixava-o de lado. No curso aprendi a fazer o lombo embrulhado em várias camadas de papel filme e levá-lo ao forno ou simplesmente cobri-lo com papel alumínio e o manter sempre regado e suculento. A receita de hoje será lombo recheado com bacon e assado, acabei de fazê-lo para o Marcelo jantar e, diga-se de passagem, os vizinhos surtaram com o maravilhoso aroma e me recriminaram dizendo que os mataria. Nem preciso dizer como ficou minha cadelinha Lulu....

LOMBO RECHEADO COM BACON E ASSADO



Ingredientes
500g de lombo
60g de bacon magro fatiado
Cebola
Alho
Mix de ervas finas
Pimenta biquinho
Pimenta do reino
Salsa
Cebolinha
Sal
Vinagre

Modo de fazer

Perfure o lombo e recheie com bacon, faça em toda a extensão da carne. Coloque o lombo recheado num Bowl e adicione os demais ingredientes. Gosto de espremer a pimenta biquinho e esfregar toda a mistura na carne. Deixe marinar de um dia para o outro, se puder vire a carne depois de algumas para que o tempero entranhe. Depois de marinada, coloque a carne num refratário coberto com papel alumínio e verse toda a mistura com seus ingredientes sobre ela. Cubra com papel alumínio de modo que o lombo fique todo encoberto para não ressecar. Leve ao forno por aproximadamente uma hora a 180-220 graus. Não o abandone a mercê da própria sorte, olhe-o e se necessitar regue a cada 15 ou 20 minutos com uma mistura de água, vinagre, sal e ervas finas. Quando ele estiver assado, retire o papel alumínio para que doure. Esse processo deve ser vigiado atentamente, pois é nessa etapa que ocorre o ressecamento então é necessário manter a carne bem hidratada. Assim que dourar retire do forno e para não dar aquela dor de consciência prepare uma super salada de folhas variadas, coloque tomates e demais legumes que gostem e sirvam com uma porção de batatas assadas. Aff, nem preciso dizer como ficou deliciosa!!!!!!! Nesse caso não fiz um molho uma vez que a carne ficou muito suculenta.

Dica: se não sofrer de restrição de açúcar sugiro colocar mel quando descobrir a carne com papel alumínio. É o pecado da gula!


0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares